segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escolhas

"O padrinho consultava o relógio: Escolhe, menino! Era preciso escolher para sempre. E nada lhe agradava para sempre, nada valia verdadeiramente a pena."

Durante essas duas semanas os Jovens Urbanos da Ong Espaço Aberto passaram por um processo de escolhas e reflexões. Fizemos a leitura do Conto: Caso de escolha de Carlos Drummond de Andrade conforme trecho acima, e refletimos muito sobre o conto.

"Toda escolha tem uma consequência boa ou ruim."

"Se a gente não errar, a gente nunca vai saber."

"Mas quando te faz feliz não é uma escolha errada."

"Experimentar um pouco de tudo."

Essas foram algumas falas muito profundas dos nossos queridos jovens a partir da reflexão de escolha. 
E para deixar a reflexão mais profunda ainda, repetimos a dinâmica do infinito, que traz um pouco essa reflexão de trajetória, caminho, ao som de Solaris eles puderam refletir sobre o caminho que estavam percorrendo e como as escolhas influenciavam nesse caminho.

E para fazer um paralelo de como essas escolhas e caminhos poderiam influenciar e ajudar o território dos jovens, eles assistiram ao documentário A Ponte, que trazia questões de mobilidade urbana e a falta de acesso a equipamentos públicos de cultura e lazer, e educação, como isso também influenciam em suas escolhas.





E por fim, nossos jovens tiveram acesso aos releases por meio de uma apresentação no Data Show.

Mas não pararamos por ai, nos dias seguintes eles fizeram um mini vestibular e ainda escreveram individualmente um esqueleto de projetos, aliás projetos maravilhosos foram surgindo. Assistindo ao filme Sonhos Roubados.



Enquanto tudo isso acontecia, eles eram chamados um a um para uma conversa individual afim de orientá-los em suas escolhas de experimentações a afim de saber o que estava eles estavam achando do programa, e como este estavam influenciando em suas escolhas e sua vida.













Um comentário: